domingo, 28 de abril de 2013

MAKE YOURSELF - NACHOS BRASILEÑOS

(Este é um post pra quem quer cozinhar. Se você não quer cozinhar, pode ler também que é de graça)
(Não tem como fazer homenagem especial para este post, mas enfim, uma homenagem especial a todos os meus amigos mexicanos, sejam eles brasileiros ou não)

Daquela história toda de ser chef, me restam as experiências at home, para delírio da família. Numa dessas (hoje, domingão de sol maltratante) me dediquei à culinária mexicana. Sim, me esquivando um bocado das comidas tropicais brasileiras e das deliciosas pastas italianas, decidi por me aventurar nas apimentadas receitas do México, claro, como toda 'pra frente' dando um toque meu aos originais calientes pratos: NACHOS & GUACAMOLE. 
Portanto, nada mais justo que o MAKE YOURSELF de hoje ser gastronômico.
Eu não tirei fotos dos passos, porque estava sozinha na casa, fazendo várias coisas ao mesmo tempo... Não, a real é que eu não tirei porque esqueci mesmo. E quase não tiro antes dos nachos virarem apenas um bolo de comidas na tigela (depois dos ataques dos famintos), a sorte foi que os pratos ficaram muito bonitos e minha mãe perguntou 'você já tirou foto'??? Então tem foto apenas dos momentos finais.
Bom, decidi fazer o MAKE com a receita dos NACHOS BRASILEÑOS, como resolvi chamar, porque achei muito simples e de um sabor extraordinariamente gratificante (não achei outro adjetivo no momento). A família toda aprovou, foi rápido, fácil e serve para almoços, lanches, encontro com amigos em casa com aquele vinho bacana... Enfim, serve pra tudo o que a gente (eu) gosta de fazer! 
Para começar, vou explicar os dois pratos que vamos aprender: nachos e guacamole (e para isso faremos uma viagem rápida ao Wikipédia, ou coisa parecida:
- Nachos: são pratos feitos a partir das tortilhas de milho (originalmente chamados “Totopos”, também conhecidos como “Corn Tortilla Chips” - salgadinho em formato triangular irregular de tortilha de milho). No caso, usaremos a versão nacional dos totopos, mais conhecida como Doritos. Dava pra fazer a massa, enfim... Mas estamos aqui tentando facilitar o prato. 
- Guacamole: é uma iguaria típica da culinária mexicana, servida com uma grande variedade de pratos, muitas vezes acompanhada com pico-de-gallo e nata azeda. É basicamente um puré de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.
- NACHOS BRASILEÑOS: um prato que une Doritos, carne moída apimentada, molho sour cream e guacamole com um 'toque' de Em Surto.

VOCÊ VAI PRECISAR DE: um pouco de tempo, disposição e alguns ingredientes simples...
Ah, para fazer esse prato, procure comprar um abacate já maduro ou compre um com antecedência e embrulhe em jornal por uns quatro dias, sempre de olho pra não amadurecer demais. O ponto ideal é quando o abacate afunda com apenas um apertinho com o dedo polegar. 

GUACAMOLE:
- preparar com, no mínimo, três horas de antecedência ao momento de comer.
- 01 abacate grande ou 02 pequenos maduros, no ponto.
- 02 tomates picados
- 01 pimentão picado
- 01 cebola picada
- 03 dentes de alho ralados
- coentro verde picado a gosto
- suco de 01 limão pequeno
- pitada de sal
- aqui o toque Em Surto: 02 colheres de sopa de requeijão cremoso ou cream cheese (Philadelphia é o melhor). Se quiser fazer render (família é grande ou o encontro ficou maior que o esperado) pode aumentar para 1/2 copo de requeijão cremoso, no caso, mais barato que o cream cheese.
- 01 colher rasa de sopa de azeite EXTRA VIRGEM, pelo amor de Deus.
- pimenta a gosto (coloque pouca pimenta nessa fase, o bacana é se jogar na parte da carne)

Junte tudo e misture bem. O abacate vai dar uma liga linda, você vai ver. NÃO BATA NO LIQÜIDIFICADOR! Pelo amor de Deus, se fizer isso fode tudo! Misture com calma, amassando o abacate direitinho até ficar um 'patê' homogêneo. Coloque na geladeira numa vasilha bonita e aguarde, no mínimo, três horas pra continuar os pratos. Ah, eu não indico fazer no dia anterior tá? O tempinho de três horas é ideal, porque, já que o prato não vai à fogo, o abacate precisa de um tempo descansando com os temperos pra pegar o gostinho.

NACHOS: compre uns três pacotes de Doritos no supermercado. Eu comprei sabor queijo, você vê lá qual prefere. Se forem muitas bocas, aumente o número de pacotes. 

MOLHOS SOUR CREAM: é aquele molho branco e lindo da foto, suuuuuuuper simples de fazer e você ainda pode usar em outros pratos, como saladas, por exemplo.
- 1/2 copo de requeijão cremoso (aquele que sobrou do guacamole) ou 04 colheres cheias de cream cheese
- 01 CAIXINHA de creme de leite (no lata), e pode ser daquela marca mais barata mesmo, o importante é você lembrar de agitar antes de abrir
- 02 colheres de vinagre (de preferência branco, mas se não tiver, outro serve)
- suco de 01 limão pequeno
- toque Em Surto: 02 colheres de sopa de mostarda (dessas de bisnaga mesmo), ATENÇÃO: isso aqui faz TODA a diferença.

Bata tudo no liqüidificador, fica lindo, consistente e gostoso. Deixe separado.

MOLHO DE CARNE APIMENTADA:
- 400 gramas de carne moída com o mínimo possível de nervos.
- 1/2 saquinho de molho de tomate pronto (gosto de usar o bolonhesa)
- suco de meio limão pequeno
- 02 cebolas grandes picadas
- 03 dentes de alho picados
- 01 tablete de caldo de carne
- molho de pimenta (foguinho da Arruda é bacana! Lembrando que na hora de colocar a pimenta é bom ir experimentando pra não ferrar com a língua da galera)
- 03 colheres de sopa cheias de ketchup (toque Em Surto)
- óleo

Coloque o óleo na panela em fogo alto, doure a cebola, o alho e junte o caldo de carne. Mexendo sem parar, faça com que o caldo de carne derreta na panela, junte a carne moída e frite ela bastante. Quando a carne estiver bem frita, quase sem líquido já na panela, junte o limão e mexa bastante, depois coloque o molho de tomate, abaixe o fogo, coloque o molho de pimenta e mexa sem parar em fogo baixo. Apague o fogo e junte o ketchup, mexa bastante e pronto: molho de carne apimentada no jeito!

Em uma vasilha, de preferência mais fundinha, cubra o fundo e parte das bordas com o Doritos (não use todos, paciência). Coloque o molho de carne por cima ainda morno e, ao redor do molho de carne, vá colocando, com cuidado, o Sour Cream. Bem arrumadinho. Depois coloque Doritos ao redor, enfeitando, como na foto que eu vou inserir em algum lugar por aqui. Enfeite com umas pimentinhas.

Pronto! 

Tire seu guacamole da geladeira, coloque umas folhinhas de coentro verde pra enfeitar e sirva os dois pratos que, juntos, você pode chamar de NACHOS BRASILEÑOS, não vou cobrar nada por isso.

Particularmente, fiquei muito satisfeita com o resultado do meu. A família aprovou! Tanto que não sobrou nada pra janta e eu fiquei #chateada com isso. Enfim, buen apetito chicas y chicos! E até a próxima!

Beijo, beijo. 

Manuh




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se puder, deixe o seu contato. Se não puder, deixe assim mesmo.