terça-feira, 26 de novembro de 2013

Calor, calor!

Olá, pessoas queridas! 
Depois de um tempo sumida, venho para mais um post do blog Em surto. Olha, este blog já foi apenas literário, já teve poemas, já até postei aqui críticas de cinema, e agora teremos assuntos mais diversos, pra todos os gostos! Menina, menino, seja nascido na nossa cidade querida (Espinosa) ou posteriormente 'agregado', seja de outras regiões, países ou planetas, sejam todos bem-vindos ao nossos espaço de discussão.


CALOR, QUE CALOR!

Decidi que o nosso primeiro assunto de pauta dessa semana tinha que ser bem light, digamos assim. E nada mais light que falar de um assunto do dia-a-dia, e sobre o qual todo mundo (pelo menos todo mundo que mora na nossa região árida) tem alguma coisa a dizer: calor!
Segundo as minhas pesquisas, 2013 foi um dos anos mais quentes da história! E, bom, a gente sentiu na pele o quanto isso é verdade. Mas sempre existe um jeitinho interessante de deixar menos pior essa sensação térmica que aflige a gente o dia inteiro, e a noite inteira.

Então, vamos às dicas:

1ª USE PROTETOR SOLAR TODOS OS DIAS, TODAS AS HORAS



Não é coisa de mulherzinha! Protetor solar é coisa séria: crianças, jovens, homens, mulheres, idosos, todo mundo tem que se lembrar de usar protetor solar ao sair de casa, tanto no rosto como no corpo. Mas se você não tem costume, comece usando pelo menos no rosto, diariamente. Independente do valor, o importante é procurar um protetor solar que funcione bem na sua pele. Quem tem tendência a acne, por exemplo, deve escolher um modelo mais sequinho, de preferência em gel ou próprio para peles oleosas. E quem tem a pele mais seca é bom usar um que hidrata mais, como o modelo em creme. De um jeito ou de outro, morando onde a gente mora, o que não dá é deixar de usar! Para as meninas, uma dica: se você gosta de se maquiar todos os dias pela manhã, pra ir trabalhar mais arrumadinha, deixe o protetor solar junto com a sua maquiagem, assim, não tem como esquecer de passar. Para os meninos, outra dica: as mulheres hoje em dia estão cada vez mais exigentes, então, além de ser uma questão de saúde, o protetor evita o envelhecimento precoce e as manchas causadas pelo sol, manchas essas que serão vistas à distância pela gatinha da festa, fique esperto! Se você trabalha ao ar livre, preocupe-se em dobro com o protetor solar! Existem diversas doenças, inclusive câncer, que podem ser causadas pela exposição excessiva ao sol, que tal prevenir para não ter que remediar?

2ª BEBA MUITA ÁGUA DURANTE O DIA

Lá na minha empresa eu fiz o seguinte: cada funcionário tem uma squeeze (garrafinha para água), e essa squeeze pode e deve ser levada para qualquer lugar em que os funcionários estejam trabalhando, sempre com água. Pode parecer bobagem, mas não é. O ideal é que bebamos no mínimo dois litros desse precioso líquido todos os dias! Faz bem para a saúde do corpo, deixa a pele mais bonita, ajuda na redução da sensação de calor, reduz a temperatura do corpo e, dizem alguns estudos, pode prevenir e até curar doenças. Não é à toa que o nosso corpo é composto de 70% de água! Ela é fonte de saúde, nutrientes e vida! E não há nada melhor que um golaço de água gelada pra dar uma melhorada num dia quente, como esses que estamos acostumados a sentir! Então, a dica é: beba muita, muita água! De preferência, tenha, inclusive, uma garrafinha com água sempre perto de você. Eu digo isso porque, eu tenho uma avó com insuficiência renal. Sabe como é? Ela faz um tratamento que chamamos de 'hemodiálise', três vezes por semana, e não pode ingerir a quantidade de água que gostaria. No caso, ela deve tomar apenas um copo por dia. Imagina? Um copo de água por dia nesse calor?! É muito tenso! Então, uma das formas de não se ter problemas renais no futuro, é essa: beber muita, muita água todos os dias!

3ª USE ROUPAS LEVES, SAPATOS LEVES, CABELOS LEVES



Se na empresa onde você trabalha eles não exigem uniforme, opte por camisetas de cores claras ou vestidos de tecidos leves (mas comportados!), sapatilhas baixas, meias finas, esmaltes claros, cabelos presos ou com cortes baixos (no caso dos homens) e, se gosta de usar maquiagem durante o dia: dê uma maneirada nas cores e nas quantidades. Sabia que até as cores que você usa no dia-a-dia interferem no seu bem estar? Pois saiba! Para as meninas, uma dica: foi-se a época em que chique era ficar de cabelão espalhado nas costas debaixo desse sol quente! Hoje em dia, um coque simples feito em casa ou um belo rabo de cavalo fazem toda a diferença para um look com cara de clima verão! Faça o teste! Você vai ficar linda! Para os meninos, outra dica: cortes de cabelo baixinhos, serrados nas laterais e até máquina zero são cada vez mais usados por artistas do Brasil e do mundo. Cabelinho na testa e aquele corte de 'cuia' (estilo older backstreetboys) estão com os dias contados. Isso, porque o cabelinho cortado baixo deixa um ar mais limpo, responsável, com cara de homem e melhor: para os dias quentes, são muito mais interessantes! O estilo Cristiano Ronaldo (tira nas laterais, deixa no meio) continua fazendo sucesso nesse verão, e é super fresquinho!




4ª NÃO TENHA MEDO DE OUSAR

Mini-ventilador à pilha, leque, chapéu, boné, guarda-sol... Sabendo usar, tudo é válido para espantar o calor e se privar do sol! Não pense que é brega andar por aí de guarda-sol, porque não é! É inclusive mais chique que ter a pele manchada, seca, sem vida ou doente. Abuse dos guarda-sois, dos chapéus, dos bonés e dos leques. Sim, dos leques! Eles ainda existem e estão cada vez mais cheios de estilo. Lembre-se: chique mesmo é se sentir bem! E ninguém se sente bem com esse sol na cuca!




MINHA VÓ DISSE...

- UMIDADE: se você usa ventilador ou ar-condicionado na hora de dormir, coloque uma ou duas bacias com água próximas à sua cama, isso ocasiona o aumento da umidade do seu quarto e evita que você tenha problemas respiratórios por causa do clima seco.

- ECONOMIA: economize o máximo possível de água no seu dia-a-dia (exceto a que você bebe, que deve ser muita!). Como nós moramos em uma região seca, e esse ano a chuva não deu as caras como deveria, corremos o risco de ficarmos sem água por longos períodos nos próximos meses. Então, abuse do álcool em gel para higienizar as mãos, ao invés da torneira; use menos louça, assim você precisará lavar menos também; a mesma calça jeans pode montar dois ou três looks na semana, sem precisar ir para a roupa suja; carro não precisa estar limpo todos os dias; calçadas não precisam ser lavadas todos os dias e, se precisarem, use baldes ao invés de mangueira. Preserve o pouco de água que ainda temos!

- CRIANÇAS E IDOSOS: esses dois tem a maior dificuldade com protetor solar! Vamos fazer o seguinte: se você tem filhos pequenos, não deixe para usar protetor solar neles só quando for à praia ou ao clube, use todos os dias, antes e depois da escola! E se você tem vovôs e vovós, leve pra eles um vidro grande de protetor solar e oriente que eles passem no rosto e corpo todos os dias antes de saírem de casa, afinal, os idosos são ainda mais propensos ao câncer de pele do que os jovens, então vamos cuidar para que não fiquem doentes!

Bom, então é isso. Espero que tenham gostado e sigam as dicas direitinho! Se vocês tem mais algum comentário ou sugestão sobre o assunto, ou mesmo um causo pra contar, estamos prontos pra ouvir (ou ler!). Basta enviar os comentários ou vídeos aqui pelo blog mesmo, tá? E lembrem-se: para quem gosta de tomar sol, muito protetor, juízo e saia de casa nas horas certas (antes das 9h e depois das 16h). Mas o melhor é evitar a exposição e tomar apenas aquele solzinho da manhã mesmo, rico em vitamina D. O calor não é psicológico coisa nenhuma! Faz calor mesmo! Mas não adianta nada sentar e ficar reclamando! Veja quais dicas acima combinam mais com você e tente, ao máximo, ser feliz e estar sempre disposto, faça chuva ou faça sol! Mesmo que seja muito sol!

Beijo, pessoas! Um ótimo verão a tod@s vocês!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se puder, deixe o seu contato. Se não puder, deixe assim mesmo.